Redes sociais – saiba como analisar métricas e KPIs

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Quando falamos em como fazer sucesso nas redes sociais, não basta apenas ter fotos bonitas e uma legenda bacana, é preciso saber como analisar métricas e KPI’s.

É muito comum encontrar profissionais da área de mídias sociais que não realizam essa atividade, simplesmente pelo fato de não saber como é possível realizar essa análise ou até mesmo, quais são as principais funções e necessidade.

Mas para ajudar aqueles que desejam entender e ainda, saber como deve ser realizado essa análise, reunimos as principais informações para explicar o passo a passo necessário e assim, colocar todo o conhecimento em prática para então conquistar um verdadeiro sucesso, nas redes sociais.

Qual a necessidade de analisar métricas

O marketing digital está a cada dia mais inserido nas empresas, auxiliando muitas marcas a aumentar a sua visibilidade assim como, seu faturamento.

Existem vários tópicos que poderíamos elencar aqui, para fazer entender a importância do marketing digital, mas um deles que vamos tratar de forma específica hoje, é sobre a possibilidade que temos de mensurar os resultados e entender, quais são os conteúdos, formatos e formas de atingir o público que poderão trazer o melhor resultado.

Um grande diferencial das redes sociais e em especial Facebook e Instagram, por exemplo, era mostrar quantas pessoas estavam curtindo e interagindo com as postagens e para muitos, esse era um dos principais números que bastavam.

Até mesmo por esse fator, qual não foi a grande surpresa quando foram retirados do Instagram, os números de curtidas, pois para muitos era esse o grande indicador se as estratégias e conteúdos estavam sendo bons ou não.

As redes sociais apresentam vários dados, números, informações e muito mais, mas é preciso entender o que cada esses números indicam e ainda, como deve ser utilizado em favor da sua empresa e da sua estratégia de comunicação.

São através dessas métricas que é possível realizar um excelente trabalho, entendendo quais são os principais pontos que deverão ser alterados durante a realização da estratégia de comunicação. Em cada plataforma existe uma forma de analisar as principais informações, sem a necessidade de contratar ferramentas externas.

É através desses números que o responsável pelas estratégias de comunicação poderá entender muito além das curtidas, se os usuários e pessoas alcançadas estão realmente sendo impactadas e gostando do conteúdo que está sendo produzido e postado ao longo das semanas.

As vezes a pessoa curte por curtir, mas será que ela salva ou compartilha? Essas últimas ações são realizadas apenas, quando a pessoa realmente se sente tocada e motivada por aquele conteúdo, a realizar uma ação como essa.

E quando essa ação acontece, dela se sentir tocada e conquistada pela empresa, pelo conteúdo de valor que é gerado, pode ter certeza de que conseguiu transformar um seguidor em lead e esse, é um dos principais objetivos que pode ser realizado com uma rede social, seja ela qual for a plataforma selecionada.

Mas para isso é preciso conhecer, acompanhar e analisar as métricas desde as básicas as mais avançadas e que podem exigir maior conhecimento, para então saber exatamente como deverá ser estruturada ou melhorada a estratégia de conteúdo para gerar essa transformação e aumentar a receita da sua empresa, através de uma estratégia online.

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Conheça as principais métricas

Como falado anteriormente, existem diferentes dados e informações que as plataformas nos dão de forma totalmente natural, o que é preciso agora é entender, o que essas informações estão nos passando e ainda, como podem ser utilizadas ao nosso favor.

Vamos tratar de cada uma das principais métricas e plataformas, logo abaixo, mas antes é preciso que você entenda a final, qual é a necessidade de todo esse estudo e acompanhamento dessas informações.

Algumas das métricas gerais que devem ser acompanhadas e muitas precisam de um acompanhamento diário, separamos abaixo para conferir.

Tráfego de rede social: Principalmente para quem trabalha diretamente com estratégia de marketing de conteúdo, esse é um dado muito importante e que deve ser cuidadosamente analisado, para entender de qual plataforma que o seu público está chegando até o blog, por exemplo. Essa informação pode ser conferida através do Google Analytics.

Taxa de conversão: Outro dado muito importante e que muitos empresários não entendem a necessidade de analisar. É preciso lembrar que qualquer conteúdo que seja gerado para web precisa converter em vendas, em receita. Por tanto, não bastam 1.000 likes, se não gera uma venda. E isso, se resume na taxa de conversão, por tanto a importância de acompanhar e identificar como as estratégias e conteúdos estão trazendo impacto para o público e empresa.

Facebook

O Facebook é uma das plataformas mais utilizadas, vamos conferir alguns dados que ela apresenta facilmente na própria plataforma.

Curtidas: métrica básica do Facebook, indica quais são as páginas curtidas recentemente.

Alcance: Define o número de pessoas que estão vendo a sua publicação.

Publicações: Confira quais são os melhores dias e horários para realizar as suas publicações e assim, conquistar um número maior de pessoas para conferir o seu conteúdo.

Pessoas: Saiba quem são as pessoas que estão curtindo a sua página, cidade em que moram, taxa de homens e mulheres, diferenciando entre fãs e pessoas alcançadas.

Instagram

Vamos falar agora, sobre o Instagram que também possui o Instagram Analytics assim como o Facebook, e apresenta algumas informações importantes e que podem ser utilizadas para auxiliar durante a análise de dados.

Os dados do Instagram são basicamente os mesmos do que os dados do Facebook como, por exemplo, impressões, alcance, seguidores, visualizações do perfil e ainda, cliques para o site.

E aqui existe um ponto importante, saiba que não adianta apenas ter as alcance e seguidores em páginas do Facebook ou Instagram. Uma vez que as plataformas são diferentes, o público também pode ser e por isso, é necessário estudar e entender, pois pode ser necessário realizar uma estratégia de marketing, com informações diferenciadas para cada uma dessas plataformas.

Linkedin

Linkedin uma plataforma corporativa que também possui excelentes resultados, quando analisados corretamente.

Essa plataforma permite conhecer a performance de cada publicação e ver outros dados demográficos da plataforma. Dessa forma é possível conhecer melhor o seu público e entender, quais são as personas com quem deve falar e ainda, qual o tipo de conteúdo que melhor poderá impactar o dia a dia dessa pessoa.

No Linkedin também é possível encontrar dados sobre o alcance e engajamento, para medir a performance das suas postagens e assim, identificar possíveis pontos de melhoria no gerenciamento de conteúdo.

Estudando cada uma dessas métricas, de acordo com as suas estratégias e objetivos de comunicação, chegamos ao ponto principal: qual a importância de analisar esses dados?

A verdade é que cada um desses dados, informações, métricas e KPI’s que podem ser utilizados de acordo com a sua estratégia e necessidade, irá informar o mais importante, qual o ROI da estratégia.

ROI significa o retorno sobre o investimento, ou seja, qual a margem de lucro que determinada estratégia está gerando para a empresa. E por tanto, as métricas a serem analisadas possuem tamanha importância e não devem ser deixadas de lado, pois será através delas que o gestor poderá entender qual a margem de lucro e as possibilidades de continuar a estratégia ou mesmo em alguns casos, refazer para conseguir alcançar e converter maior número de pessoas.

Para quem deseja conquistar o sucesso em suas redes sociais

Independentemente do seu objetivo através das redes sociais seja ele, personal branding, conquistar bons resultados para o seu negócio ou para seus clientes, se trabalha como social media, por exemplo, é preciso estudar, entender e acompanhar essas métricas.

Não pense que se trata apenas de gerar relatórios ao final do mês, pois muito mais do que isso é preciso entender esses dados e dessa forma, saber exatamente o que é preciso para melhorar a estratégia de comunicação ou mesmo, continuar realizando um excelente trabalho.

Um dos pontos principais que esses dados ainda que básicos apresentam, são informações sobre o público e essas, devem ser levadas em consideração. Procure utilizar esses dados para entender e criar uma persona se não existe uma ainda.

Pode ter certeza que construindo uma estratégia de comunicação baseada em dados, em informações, métricas e principalmente, em uma persona a sua estratégia de comunicação, tem grandes chances de conseguir se tornar uma das melhores e trazer excelentes resultados.

Para algumas pessoas, pode surgir a seguinte dúvida: como fazer essa análise, se estou começando agora, ainda não tenho dados suficiente para tal atividade.

Nesse caso é preciso realizar as postagens, estratégias de conteúdo ainda que de forma inicial, mas não deixar de analisar justamente esses dados que irão surgir aos poucos. Assim, a sua estratégia estará ainda mais lapidada, para fazer a sua empresa decolar.

E claro, que pode sempre contar com profissionais especialistas, para conseguir estruturar e colocar em prática a estratégia que for melhor, para a comunicação da sua empresa. Para isso, lembre-se sempre de contar com pessoal capacitado e os melhores profissionais para auxiliar a sua empresa a conquistar o sucesso em especial, através das redes sociais.

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