Links Patrocinados: Dicas práticas para otimizar sua campanha

Os links patrocinados por algum tempo foram deixados de lado especialmente no início, em que eram pouco conhecidos e até mesmo rejeitado por uma grande parcela dos usuários, pois eram os “anúncios pagos” que apenas desejavam vender seus produtos e não informar com qualidade o usuário que realizava essa pesquisa.

É fácil entender um pouco sobre a aversão que muitas pessoas tinham a esse modelo de anúncio que para a época, em 1998 – primeira vez em que foram utilizados, podemos dizer que era mais uma forma de propaganda, do que uma verdadeira estratégia de comunicação das empresas.

No entanto, com o avanço do marketing digital foi possível melhorar essa estratégia a ponto de que, atualmente é uma das estratégias mais utilizadas e que proporciona excelentes resultados.

Se você também deseja conquistar o sucesso através dos links patrocinados seja para sua empresa ou para os projetos de seus clientes, acompanhe o artigo que preparamos para você, para auxiliar a otimizar suas campanhas.

Entenda um pouco mais sobre os links patrocinados

Assim como em diferentes plataformas existem os anúncios patrocinados, no Google não poderia ser de outra forma e aqui, encontramos os anúncios de marketing digital, assim como em outras ferramentas de busca como, por exemplo, Bing, Yahoo e outros.

Utilizando essa estratégia é possível conquistar excelentes objetivos dentro do marketing digital como, por exemplo, atrair tráfego para seu site, acelerar os resultados, melhorar a análise de público e acompanhar o desempenho das campanhas.

Os conteúdos são sempre indicados como patrocinados. No caso das páginas de pesquisa é possível identificar facilmente, que os primeiros links são sempre os anúncios e ainda, para não deixar dúvidas muitos deles contém a palavra “anúncio” ao lado do título.

Por sua vez, nas redes sociais as postagens patrocinadas se intercalam com as publicações orgânicas. Mas sempre é possível identificar o termo “patrocinado” em uma publicação paga.

No caso das redes sociais e principalmente do Facebook existem possibilidades ainda maiores, uma vez que o mesmo conteúdo patrocinado no Facebook será exibido no Instagram, além de Messenger e outros sites parceiros que disponibilizam essa opção.

Essa é uma excelente forma de conquistar excelente alcance, com um orçamento otimizado.

Vantagens dos links patrocinados

As pessoas estão a todo momento conectadas e atualmente, já não é mais possível passar um dia sem realizar uma busca no Google, por exemplo, por mais simples que ela pareça, como pesquisar o telefone de um determinado estabelecimento.

Por tanto, existe um grande diferencial em realizar essa estratégia e principalmente, grande potencial de retorno, uma vez que realizando uma campanha na plataforma mais utilizado pelo seu público, por exemplo, as chances de ser encontrado e atingir o objetivo que deseja podem ser muito maiores.

Sua empresa estará em destaque quando a sua persona está realizando uma pesquisa relacionada ao seu segmento, um prato cheio e momento perfeito para conhecer a sua empresa e oferta disponível. Por tanto, é necessário realizar adequadamente uma campanha patrocinada conquistando atenção e destaque no momento ideal.

Além disso, um excelente benefício para a realização dessa estratégia é a forma de pagamento, que pode ser selecionado o custo por clique, uma das formas mais indicadas para otimizar os custos com as campanhas patrocinadas.

Outra vantagem que auxilia tanto na otimização, como na experiência dos usuários são as campanhas de remarketing. O cliente chegou até o carrinho, mas não finalizou a compra? Continuar mostrando o produto para ele ou ainda, outras opções semelhantes, assim como, uma excelente oferta pode ser a chave do sucesso para que ele retorne ao seu site e finalize a compra.

De forma geral podemos dizer que as principais vantagens da utilização dos links patrocinados, são:

– Resultados em curto prazo,

– Segmentação de público,

– Segmentação de anúncios por palavra-chave,

– Alteração de campanha a qualquer momento,

– Acompanhamento de resultados em tempo real,

– Excelentes resultados para conquistar tráfego, leads e vendas.

Dicas práticas para otimizar a sua campanha

Sabendo os principais benefícios e possibilidades da utilização de uma campanha de links patrocinados, vamos apresentar logo abaixo algumas dicas práticas e infalíveis, que você vai querer experimentar em suas campanhas, para conseguir otimizar e potencializar seus resultados.

Aplicando essas dicas, suas campanhas estarão mais otimizadas e prontas para encontrar o público perfeito.

Conheça o seu público

Esse é um dos principais tópicos e que inclusive, falamos com frequência em nossos artigos aqui no blog. Para quem acompanha com frequência, já está careca de saber a importância de conhecer o público. Mas para aqueles que ainda não sabem, nós vamos explicar rapidamente.

O conhecimento do público é um dos verdadeiros pilares para conseguir sucesso com a sua campanha patrocinada, independente de em qual plataforma for. Afinal, conhecendo afundo a sua persona, saberá exatamente qual a dor dela, quais são os gatilhos que podem favorecer uma conversão e ainda, em qual plataforma irá encontrar a persona ideal para realizar a compra.

Sabendo exatamente onde encontrar e como converter o público, certamente a sua campanha já estará mais otimizada por si só e assim, irá conquistar excelentes resultados através de uma estratégia de links patrocinados.

Falando em conhecimento de público nessa etapa será necessário realizar a segmentação do seu público, para uma campanha direcionada. A segmentação pode ser realizada não apenas por localidade, ou sexo, mas sim por esses e outros tantos fatores de segmentação, disponíveis na plataforma em que deseja realizar a sua campanha.

Métodos de cobrança

Para otimizar a sua campanha em links patrocinados é necessário entender quais são as formas de pagamento para selecionar a que for mais indicada, de acordo com a sua necessidade e campanha.

As três formas de cobrança quando falamos em links patrocinados são CPC, CPM e CPA. O CPC significa Custo por Clique e é uma das principais maneiras de realizar a cobrança dos anúncios. Na sequência temos o CPM custo por mil e por fim o CPA, custo por aquisição.

CPC – O custo por clique é realizado por cada clique que a empresa recebe em uma determinada página.

CPM – Custo por mil é a métrica que apresenta o gasto identificado a cada mil impressões.

CPA – No caso do CPA o cliente irá pagar apenas ao final da campanha, sendo selecionada como uma das melhores opções para uma campanha de baixo risco e principalmente, campanha de teste.

Ferramentas que podem auxiliar na estratégia

Quando falamos em estratégia de marketing digital é necessário lembrar que para chegar ao ponto de ter uma campanha no ar, como de links patrocinados, por exemplo, é necessário que já tenha passado por diferentes análises e estudos, para ter a certeza de que essa é a melhor opção e assim, será possível conquistar excelente ROI (retorno sobre o investimento) ao final de uma determinada campanha.

Para isso é importante utilizar as ferramentas que temos à disposição para que a estratégia seja realizada de modo satisfatório.

Uma dessas ferramentas é o planejador de palavras-chave disponível no Google Ads. Através da utilização dessa plataforma é possível identificar as melhores palavras tanto para o conteúdo orgânico, como para utilizar na mídia paga.

Entenda a diferença entre os links patrocinados e Google Ads

O Google Ads é um dos sistemas de links patrocinados e consegue apresentar excelentes resultados. Os anúncios podem ser apresentados de diferentes formas como, por exemplo, na rede de pesquisa, rede de display, vídeos, pesquisas no buscador ou banners em sites específicos.As possibilidades dessa ferramenta são inúmeras

Existem especialistas que indicam que os links patrocinados compreendem todos os tipos de anúncios que podem ser realizados, não apenas na plataforma de pesquisa, mas em tantas outras como, nas redes sociais, por exemplo.

No caso do Google Ads os anúncios são apresentados nas redes de pesquisa do Google, sendo uma das possibilidades de links patrocinados.

Não abandone a sua campanha

Um erro que infelizmente é muito comum é traçar a estratégia, conhecer o público, montar a campanha, lançar, mas acabar deixando-a de lado e simplesmente abandonando essa campanha.

É preciso que todos os dias a campanha seja visitada e que seja estudada, para entender quais são as necessidades de otimização, possíveis falhas ou pontos de melhoria que podem ser realizados.

Existem diferentes formas de realizar uma campanha quando falamos em links patrocinados e por tanto, se uma campanha não está com um bom resultado, pode alterar ou iniciar uma nova. Mas para isso é preciso acompanhar a campanha e não simplesmente lançar e voltar apenas no período pré-estipulado para o término.

Ficou com dúvidas?

Para os profissionais em gestão de tráfego e campanhas em links patrocinados, pode parecer algo básico e simples de realizar. Mas sabemos que ao longo do caminho qualquer pessoa pode ter dúvidas e dificuldades para conseguir colocar a sua campanha no ar.

Por tanto, se você ficou com alguma dúvida ou ainda, precisa de auxílio para finalizar a sua campanha e conseguir lançar para o seu público, pode entrar em contato conosco. Vamos tirar suas dúvidas e auxiliar da melhor forma, para você otimizar sua campanha em links patrocinados e conquistar os resultados que deseja.

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