E-commerce no pós-pandemia

Enfrentar uma pandemia no ano de 2020 não estava nos planos de ninguém não é mesmo? Algo que foi totalmente inesperado e pegou muitas pessoas de surpresa e trazendo centenas de dúvidas de incertezas.

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Milhares de empresas precisaram fechar as portas, algumas por um período certo e outras de forma definitiva. Com um cenário totalmente novo foi preciso se reinventar o que trouxe muitas possibilidades para algumas empresas e principalmente, para aquelas que já trabalhavam com o e-commerce ou ainda, que puderam migrar e investir para esse modelo de negócio.  

De acordo com o blog Conversion no ano de 2020 o e-commerce teve os melhores momentos e resultados, proporcionando novas oportunidades para pequenas e grandes empresas.

Por tanto, se a sua empresa precisou investir nesse modelo de vendas ou ainda, se pretende fazer isso para os próximos meses, saiba que tem grandes chances de conquistar excelentes resultados.

Para isso, vamos apresentar quais são as melhores estratégias, tendências e principalmente, qual o perfil do consumidor após esse “novo normal”, em que muitos estão conseguindo recriar verdadeiramente seus negócios.

Nesse artigo separamos essas informações para auxiliar profissionais e empreendedores, a conquistarem o melhor desse novo normal e entenderem o cenário pós-pandemia, para o contexto do e-commerce.

Novo cenário e “novo normal” para o e-commerce

Através de pesquisas realizadas durante esse período é possível dizer que o mercado de e-commerce teve um aumento de 259,3 milhões de acessos às lojas virtuais, durante o período da pandemia.

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O início da pandemia foi um dos momentos mais difíceis para todo o mercado. No entanto, os negócios que já trabalhavam com e-commerce ou mesmo, que conseguiram iniciar esse modelo de venda, encontraram uma excelente alternativa uma vez que foi decretado o isolamento social, para continuar com as vendas.

Em especial o mês de maio foi marcado por um crescimento histórico chegando a 32,7% de acordo com o Relatório Setores do E-commerce, uma vez que os brasileiros iriam precisar celebrar o dia das mães à distância.

Diante da necessidade de passar mais tempo isolados em casa, isso também resultou no aumento de consumidores conectados e que acabaram passando mais tempo online e principalmente, a procura de novas aquisições.

Segundo a mesma pesquisa realizada pelo Relatório Setores do E-commerce, cerca de 86% dos brasileiros que estavam conectados, realizaram alguma compra online durante o período da pandemia.  

Sabendo do funcionamento das estratégias de marketing digital e especialmente, dos mecanismos como, por exemplo, remarketing, também o Google e redes sociais como Instagram e Facebook, foram algumas das melhores estratégias utilizadas para conquistar o usuário e fazer com que uma determinada compra fosse finalizada.

O cenário mudou, o que tínhamos de certo e conhecido já não existe mais, no entanto, sabemos como contornar essa situação, tendo a possibilidade de conquistar os melhores resultados.  

Estratégias para o e-commerce

Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor, mas que já não é de hoje, é o consumo de mídia e informação através das plataformas digitais. Isso já vem mudando há algum tempo e diante de uma pandemia, apenas reforçou essa alteração.

Diante desse cenário cada vez mais as empresas e profissionais da área de marketing digital, perceberam a necessidade de investir nas ferramentas e estratégias adequadas, para conquistar os clientes para o e-commerce.  

As principais estratégias que são utilizadas é entender o funil de vendas sabendo em qual etapa o cliente está, assim como, utilizar o Google, Facebook e Instagram.

Essas são as três principais plataformas e em cada uma delas é possível diversificar as estratégias, de acordo com o público desejado.  

Algumas empresas como, por exemplo, Alpargatas, Mondelez e Riachuelo conseguiram aproveitar da maneira correta e estratégica esse período, para conseguir aprender e colocar em prática o que era necessário, para evitar grandes influencias nos lucros da empresa.  

Presença digital

Por mais que seja uma grande necessidade estar presente nas mídias sociais existem muitas empresas que até o início desse ano, ainda não possuíam uma presença digital ou mesmo, não possuía uma presença de qualidade.

No entanto, com a chegada da pandemia e o número de acessos online que não paravam de aumentar, centenas de pequenas e médias empresas se viram na obrigação de iniciar esse trabalho para assim, conseguir encontrar novamente o cliente e principalmente, conquistar a sua confiança e desejo para realização de uma compra.

Essa é uma estratégia que deverá continuar sendo realizada especialmente, para ajudar o seu negócio a crescer e assim, vender mais pelo e-commerce.  

Reforçar o e-commerce

Em um momento como esse não há como não pensar em melhorar as estratégias de marketing, mas principalmente, em como é possível melhorar o e-commerce.  

Sabendo que existe uma grande procura pelas lojas online, o site da sua empresa precisa ser ao menos responsivo e otimizado. Falar em tempo de carregamento então, quase não deveria ser comentado, por ser mais que seja uma regra básica.  

A qualidade, navegação e experiência do usuário devem ser levadas em consideração nesse momento, para ter a certeza de que estará funcionando da forma adequada, para não permitir que nenhum carrinho com produtos seja abandonado.

Conhecer o público

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Dentro do marketing digital é quase uma obrigação conhecer corretamente qual é o seu público. No entanto, nesse novo cenário é preciso conhecer e entender quais são as novas necessidades e aspirações do seu público.

Sabendo disso será possível indicar o caminho correto a percorrer, diminuindo as chances de erro e principalmente, o gasto inadequado do orçamento.  

Investir em SEO

Por vezes a rotina de quarentena pode deixar as pessoas entediadas e desanimadas e então, recorrem as páginas de pesquisa para conseguir mudar a sua rotina.

Diante disso algo que precisa ser investido e melhorado, são as estratégias de SEO. O seu produto precisa ser o primeiro a aparecer e a página deverá cumprir adequadamente com todos os requisitos, afinal, agora os consumidores estão com um pouco mais de tempo livre, mas podem facilmente ir para a página do seu concorrente.

Nesse caso é indicado realizar diferentes testes como campanhas de links patrocinados, títulos e outros itens para entender qual a melhor estratégia de SEO deverá ser utilizada, para conquistar o consumidor.

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Aqui não se trata de uma estratégia de marketing digital, no entanto, é preciso que a empresa esteja pronta para receber novamente seus clientes, seja através do digital ou mesmo, nas lojas físicas.

Procure entender quais são as novas rotinas e costumes dos consumidores, para através disso conseguir entender quais são as estratégias que deverão ser adotadas, para conquistar essas pessoas.

Falamos tanto a respeito desse ponto nesse artigo, pois é possível que muitas empresas encontrem um público mais exigente e difícil de ser conquistado, uma vez que teve mais oportunidades para adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Não é difícil de encontrar casos em que pessoas aprenderam a realizar uma determinada atividade e agora, já não gastam mais com um serviço, sendo inclusive, uma nova alternativa de renda. Ou seja, em alguns segmentos empresas ganharam novos concorrentes: seus clientes.

Perfil do consumidor no “novo normal”

Todos os relatórios e pesquisas que foram e estão sendo realizados nesse cenário, conseguem apresentar de uma forma muito fácil a necessidade que o consumidor teve de alterar a sua forma de comprar, evitando as compras presenciais ou ainda, migrando totalmente para o digital.

Desde compras básicas como mercado as mais supérfluas, está cada vez mais comum ver as pessoas recebendo suas mercadorias pelos correios ou serviços de entrega das mais variadas formas.

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Essa foi uma maneira que encontramos de continuar e resolver as diferentes atividades de nossa vida, uma vez que era aconselhável evitar ao máximo as idas a lugares que poderiam ter aglomerações.

Pensar em como atingir o possível consumidor pode não ser diretamente o foco, uma vez que existe um grande aumento do número de pessoas online. No entanto, é preciso conhecer quais são os novos pontos de interesse e consumo do consumidor.

Isso é necessário especialmente pensando em como a rotina de tantas pessoas foi afetada, durante a pandemia especialmente devido ao isolamento social, uma vez que jovens e adultos já não podiam nem mesmo sair de casa, tendo que realizar todas as suas atividades em um único ambiente.

Conhecer as suas novas necessidades, dores e pensamentos é o primeiro passo para entender o novo perfil do consumidor.

Além do possível cansaço de permanecer em um mesmo ambiente, para muitos e especialmente os mais receosos existe sim, o cuidado com a saúde o que torna as pessoas, mais cautelosas.

Uma tendência que está surgindo e ganhando força nos últimos tempos, são as marcas que divulgam o seu pensamento e ponto de vista especialmente, sobre as causas sociais. Por tanto, uma estratégia de comunicação que pode ser aguardada, por muitos consumidores é justamente um posicionamento sobre a atual situação.  

Se mostrar como uma marca que tem propósito, é parceira, está próxima dos seus consumidores e principalmente, que deseja estar conectada com eles, poderá fazer a diferença e conquistar de uma forma fiel o seu público consumidor.

Proporcionar essa conexão pode ser o caminho certo, para conquistar a confiança, encanto e fidelidade dos consumidores.

Sabemos que tudo mudou e possivelmente, não voltará nem perto a ser o que era antes, com nossa rotina, trabalhos e outras atividades. Por isso, é importante sempre pesquisar, estudar e estar atento para os novos aprendizados que teremos a partir desse “novo normal” que está sendo construído, mas sempre, com a certeza de que tudo irá ficar bem e será possível superar as dificuldades.  

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