Marketing digital em tempos de crise e corona vírus

marketing digital corona vírus

Em matéria da Forbes Daniel Araya afirma que a pandemia e a crise advinda do Covid-19 ou Coronavírus, pode ser o start para a ascensão ou tragédia de empresas em muitas áreas. O marketing digital possui grandes chances em meio a esse cenário para auxiliar diversas empresas, mas como deve ser realizado em tempos de crise?

É certo informar que o mundo precisou se tornar ainda mais digital para atender as necessidades diárias da população e principalmente, dos trabalhadores.

Aqueles que não entendiam a fundo de internet e seus recursos precisaram aprender e aqueles que já dominavam ferramentas, precisaram ficar disponíveis para auxiliar amigos e familiares.

Muitos encontraram grandes dificuldades, em um mundo que já parecia totalmente digital. E claro, cada um com a sua necessidade sejam alunos, professores, profissionais de outras áreas e até mesmo familiares apenas para dar um oi, precisaram aprender a se conectar pela tecnologia digital.

Mas o que todo esse novo cenário pode trazer de aprendizado e ainda, o que irá ficar após o fim dessa pandemia, que ainda ninguém se arrisca a dizer quando será?

Nesse artigo, vamos tratar um pouco sobre esses pontos, afinal o assunto é extenso e ainda, como seguir investindo e empreendendo utilizando o marketing digital mesmo em tempos de crise.

Investimentos em Marketing digital durante o coronavírus

Sabemos que muitos setores entraram em decadência e tiveram um prejuízo enorme, mesmo em pouco tempo como foi o caso, por exemplo, dos restaurantes que devido ao isolamento social e ao fechamento do comércio, não puderam atender e portanto muitos, não conseguiram faturar ao longo de um mês de trabalho, causando um prejuízo enorme que chega na casa dos milhões de reais para esse segmento.

No entanto, no setor de marketing digital ainda que com certa instabilidade e muitos receios, empreendedores conseguiram ver nesse momento a oportunidade necessária para iniciar ou mesmo, aprimorar os seus investimentos em marketing digital.

Afinal, com a maior parte da população em casa, para muitos a solução para passar o tempo era utilizar as mídias sociais. E como já falamos em outros artigos aqui do blog, o comportamento do consumidor está diferenciado do que já foi em outras eras e ainda mais durante o isolamento social as mídias digitais acabaram sendo mais utilizadas e para os negócios que encontraram saídas para continuar atendendo seus clientes, investimentos tanto em serviços de marketing digital como nos próprios anúncios, fizeram ainda mais sentido e conseguiram trazer excelente retorno.

Mesmo para os pequenos empreendedores ainda que em um momento de grande dificuldade, foi real a necessidade de buscar profissionais para iniciar uma estratégia de marketing digital pois, muitos conseguiram realizar as suas vendas com as portas abertas de seu comércio, por exemplo.

Mas após a determinação do fechamento do comércio por tempo indeterminado, por poderes maiores como, por exemplo, pelo governo de diferentes estados, como fazer com que o possível cliente encontrasse o negócio e ainda, tivesse interesse em realizar uma compra? Nesses casos, o marketing digital em suas diferentes estratégias foi possível ser aplicado.

Devo investir em marketing digital nesse momento?

Trouxemos aqui brevemente a atual situação de alguns negócios e setores, para apresentar parte do cenário atual, diante de uma pandemia e auxiliar no entendimento sobre os investimentos em marketing digital.

Mas a verdade é que é preciso analisar cada caso separadamente, trabalho esse que pode ser realizado por um consultor de marketing digital, para indicar as melhores estratégias e até mesmo momentos, para uma determinada empresa.

De forma inicial poderíamos abordar a importância de investir em marketing digital e ainda, os retornos que podem ser conquistados. No entanto, é preciso analisar se isso faz sentido para o seu negócio e ainda, se consegue atender a necessidade dos seus clientes.

Podemos selecionar o exemplo do restaurante para entender melhor. Vale a pena fazer um anúncio patrocinado, convidando as pessoas para conhecerem seu restaurante se o mesmo, está fechado? Não faz muito sentido, não é mesmo?

Agora, se a sua opção durante a pandemia é ofertar cardápio delivery exclusivo, algo que não era uma opção antes, pode fazer sentido para as pessoas conhecerem o seu restaurante e cardápio.

Não se trata apenas se devo investir ou não, mas sim, se faz sentido para o meu público e para o meu negócio.

Muitos empreendedores se encontraram realmente desesperados diante dessa situação e sem uma solução pronta. Mas como em qualquer outro momento ou necessidade, quando se trata de marketing digital é necessário entender quais são os objetivos de marca, perfil do público e as oportunidades que a empresa pode gerar.

Como o marketing digital pode ajudar

A internet em si é a sustentação para vários negócios e isso independentemente de coronavírus, pandemia, crises ou não.

Isso se deve ao fato de que as empresas que conseguem vender pela internet, conseguem utilizar de forma adequada as diferentes ferramentas estratégias que o marketing digital oferece.

Sendo assim, entendemos o motivo de tantas empresas começarem a investir em mídias digitais mesmo em tempos de crise. Afinal, os modos tradicionais de vendas já não são o suficiente para manter um determinado negócio e é preciso inovar. No entanto, milhares de negócios sejam pequenos, médios ou grandes, também passam pela mesma situação e precisam buscar novas soluções.

Nesse momento uma estratégia de marketing digital deve ser traçada e seguida, dando razão aos investimentos em mkt principalmente, para o empreendedor que nesse momento pode se encontrar perdido diante de tantas preocupações como vender, chamar a atenção dos clientes, manter seus funcionários e faturamento.

O planejamento de marketing digital sempre deve ser o ponto de partida para qualquer ação de uma empresa, que deseja atuar nas mídias digitais, sejam ela quais forem para conseguir chamar a atenção de uma forma eficaz, do público certo e que deseja comprar o seu produto ou serviço.

Por onde devo começar a investir no marketing digital durante a pandemia

Como já foi comentado ao longo desse artigo o importante é realmente entender o momento não de mundo, mas da sua empresa para saber qual o principal ponto de partida.

Para algumas empresas o foco não deve ser realizar anúncios em Face ou Instagram Ads, quando a página está totalmente atualizada. O primeiro passo por tanto, deve ser organizar a página manter atualizada, deixar bonita e chamativa para então, começar alguma campanha seja na plataforma que desejar.

E lembre-se muito mais do que vender o mostrar as ofertas é preciso de alguma forma, se conectar com o seu público. Mostrar sobre a empresa, equipe, cuidados e algumas medidas de segurança podem ser interessantes, para se apresentar ao seu público e na sequência, falar sobre o seu produto ou serviço.

Isso deve acontecer em qualquer momento, mostrar o seu valor para o cliente e depois, vender. Uma empresa que se demonstra desesperada para vender, acaba afastando seus clientes e não atraindo, por tanto, mostre seu interesse e valor antes de começar as vendas.

O relacionamento com o cliente, não deve ser entendido apenas como o bom atendimento, mas sim de uma forma ampla e completa, sabendo quais são as necessidades do seu público e como tratar sobre isso nas mídias sociais.

Na maior parte dos casos, quando uma crise se apresenta os investimentos em mkt são os primeiros a serem cortados, pois pode ser necessário um certo tempo para trazer o retorno desejado. No entanto, em situações mais críticas como o momento que estamos passando, por exemplo, essa pode ser uma saída não muito inteligente para uma empresa. Agora é preciso um marketing ainda mais eficiente.

Esse é um ótimo momento para investir também, em pesquisas online. Uma vez que as pessoas estão necessitadas de informações, pois não sabem onde ir, o que fazer e existe uma necessidade de suprir essas informações, se a sua empresa estiver no momento certo da pesquisa de um cliente, pode ser exatamente o que precisa para realizar uma venda.

Por tanto, marketing em Google Ads, SEO e marketing de conteúdo como blogs, podem ser uma boa opção de investimento e estratégias de marketing digital, para estar bem posicionado no momento em que for realizada a pesquisa pelo produto/serviço que oferta.

Mas para quem já está pensando que vai ter que gastar horrores para conseguir realizar essa estratégia, pode estar enganado. Claro, que aqueles que já possuem um site otimizado e com conteúdo de qualidade, podem sair a frente de quem ainda precisa criar um site, para sua loja, por exemplo.

Uma das opções é utilizar a otimização orgânica para conseguir ranquear o seu site ou blog, no caso de uma estratégia de marketing de conteúdo.

É por essas e outras razões que trabalhar com o marketing digital, nunca é um desperdício ou uma verba que pode ser cortada ou mesmo, reduzida. Pelo contrário, a cada dia estamos percebendo o quanto é mais importante e necessário que seja realizado esse investimento, para que em momentos de necessidade como esse, a sua estratégia possa ser mantida ou receber pequenas alterações.

Lembre-se o investimento em marketing digital pode ser o grande diferencial, para que sua empresa consiga atravessar os momentos de crise.

VKWEB

VKWEB

Gostou do Artigo? Comente Abaixo:

Gostaria de Receber Artigos Diretamente no seu e-mail?

Cadastre-se, e receba dicas exclusivas no seu e-mail!