Como montar uma persona para sua estratégia de comunicação

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Sua empresa possui um público-alvo? Pois saiba que o que você realmente precisa, é entender como montar uma persona, para sua estratégia de comunicação. E nesse artigo vamos ensinar como você deve fazer isso.

Para ter sucesso com a comunicação empresarial, seja em qual plataforma ou mídia desejar, o mais indicado atualmente é entender qual a persona da sua empresa e criar um conteúdo específico para ela. Conteúdos que geram empatia e conseguem conquistar o público, estão propensos a gerar maior número de leads, para as empresas.

Sabendo quais são as dores – problemas – que a persona deseja resolver, fica mais fácil e compreensivo, saber como falar sobre seus produtos e serviços, de uma forma que gere conexão e consiga realizar uma venda.

As vendas diretas sem levar o consumidor a uma jornada, fazendo-o compreender qual a necessidade e qual a diferença que o produto ou serviço, poderá realizar em sua vida, geralmente são vistas como invasivas e pouco lucrativas. Por tanto, busque entender e conhecer sobre o desenvolvimento da persona e saiba como conduzi-la a uma compra tranquila e que irá fazer a diferença em sua vida. Isso vale tanto para pessoas, como para empresas.

Achou muito complexo ou não entendeu muito bem a necessidade disso? Fica tranquilo e confira esse artigo na integra pois aqui, você vai conferir exatamente o que precisa para criar a sua persona e melhorar a sua comunicação empresarial.

PÚBLICO – ALVO X PERSONA

Antigamente para iniciar qualquer tipo de comunicação, era necessário ter um público-alvo e assim, entender para quem deveria ser dirigida a mensagem.

Esse conceito ainda continua o mesmo, o que acontece na verdade é que há alguns anos era muito fácil prever certos comportamentos e portanto, era mais simples criar uma campanha para um público feminino de 35 anos, que fosse mãe por exemplo.

No entanto, nos dias de hoje uma mulher A que tenha 35 anos e seja mãe, não necessariamente tem as mesmas obrigações e rotina que uma mulher B com as mesmas características básicas.

O conceito principal de público-alvo busca atingir todos os clientes de acordo com algumas especificações desse público, enquanto que a persona busca resolver de forma individual o problema.

Por tanto, é necessário que com o comportamento atual dos consumidores totalmente alterados e diferentes de um para outro, sejam entendidos de forma única. Dessa forma, o mais indicado, seria desenhar da seguinte forma:

Luiza, 35 anos, mãe de dois filhos, solteira, trabalha como gestora de projetos.

Ágatha, 35 anos, mãe de um filho, casada, possui seu próprio negócio.

De acordo com as diferentes realidades que podem ser montadas, é possível entender quais são as necessidades dessa mulher e então, preparar uma comunicação que faça com que ela consiga se conectar com a sua marca, seu produto ou serviço e assim, entendendo a necessidade para sua vida, venha a se tornar um cliente fiel.

Pode parecer algo muito difícil e complexo, mas na verdade se torna simples e indispensável quando você consegue entender a necessidade de lidar com cada pessoa de forma única e percebendo a diferença que irá fazer na sua comunicação e no seu faturamento.

Uma informação importante que deve ser apresentada aqui, é que a persona não serve apenas para identificar pessoas, mas mesmo em empresas B2B, o conceito de persona também pode ser utilizado tranquilamente.

De forma simples e clara de ser entendida, podemos considerar a persona como uma verdadeira representação fictícia do cliente ideal, ou seja, aquele que irá comprar seu produto, ser fiel a sua marca e ainda, divulgar para outras pessoas, fazendo com que essas também venham a se tornar clientes.

Não pense que existe apenas um único modelo de cliente, que poderá ser o perfeito, por isso é preciso pesquisar e criar, se necessário três ou mesmo quatro personas, para conseguir atingir modelos de vida e personalidades totalmente diferentes.

A comunicação poderá ser intercalada para os diferentes estilos, mas mantendo sempre uma identidade visual e um único objetivo de mensagem.

A confecção das suas personas, irá proporcionar um verdadeiro atalho para você, sendo possível otimizar o investimento em marketing gastando menos e assim, gerando os melhores resultados para a sua estratégia de comunicação, independente de qual for a plataforma utilizada.

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Como desenvolver a persona para sua empresa

Certo, entendemos a necessidade, mas como vou conhecer meu antigo público e conseguir transformar em personas?

Existem diferentes formas para você realizar um breve estudo e a partir desse momento conhecer melhor como deverá se relacionar com o público da sua empresa.

Se os gestores de comunicação já possuem um bom conhecimento sobre o público que consome a marca, fica mais fácil e basta apenas desenhar essas personas, de acordo com as características que mais se repetem, por exemplo.

Utilizando uma base de dados existente a respeito dos seus clientes, é possível utilizar essas informações, para conseguir desenhar a persona de forma adequada.

Algumas das informações mais interessantes que pode acrescentar na construção da sua persona são as histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios.

Esses elementos que tendem mais para o lado emocional, são muitas vezes os principais motivos que despertam um gatilho interior, para que a pessoa venha a realizar uma determinada compra.

Na maioria das vezes a realização de uma compra, assinatura é despertado por um desejo puramente emocional e é esse desejo, que precisa ser despertado ao longo da jornada do consumidor, para conseguir converter um seguidor das redes sociais, Youtube, ou site, em um cliente.

O nome, trabalho, idade, não precisam ser exatamente como do cliente que acabou de sair da sua loja, mas precisa possuir certa coerência e em alguns pontos é preciso que sejam fiéis, para conseguir acertar nesse momento.

Caso a empresa seja nova ou simplesmente, você não tenha ideia de como pode conhecer o seu público, é possível realizar breves pesquisas que irão te ajudar.

As pesquisas podem ser tanto on como offline, com pequenos brindes ou promoções especiais para aqueles que participarem. Um outro ponto importante, é definir previamente quais serão as perguntas que deverão ser feitas.

É importante ressaltar aqui que as perguntas devem ser pertinentes ao tipo de conteúdo que poderá ser publicado e para isso perguntas como, idade, profissão, hobbies, gostos e preferências, deverão ser elencadas, se houver necessidade. As perguntas também poderão variar de acordo com a sua marca, produto e serviços ofertados.

Esse é apenas um modelo, mas claro que podem ser realizados outras formas de pesquisas, para conseguir conhecer o seu público verdadeiro e então, acertar na sua comunicação empresarial.

Quando a persona deverá ser utilizada

Quando se trata de marketing digital e em especial da comunicação empresarial, a persona pode ser utilizada para as mais diferentes estratégias.

Em uma estratégia de marketing de conteúdo em blogs e redes sociais pode ser utilizado, assim como, para gerenciamento de loja virtual e até mesmo, para o desenvolvimento de logomarca e identidade visual a persona pode ser utilizada.

Pode ser que você tenha se estranhado com esse último ponto, mas a verdade é que mesmo para uma logo ou identidade visual é preciso pensar no público que deseja atingir afinal, é preciso que essa logo, essa imagem que irá traduzir a empresa de forma rápida e objetiva, consiga gerar conexão com as pessoas que irão ver e ter um relacionamento com a marca.

Por tanto, mesmo para o desenvolvimento de imagens é preciso pensar em como conquistar o seu público-alvo ou melhor, a sua persona.

A persona irá guiar a comunicação da sua empresa

Cada vez mais gestores de comunicação e empreendedores estão conseguindo entender a importância da construção de personas e esse conceito, já não é considerado mais algo tão abstrato como já foi um dia.

Mas a verdade é que a persona possui grande importância, pois é ela quem irá realmente guiar a empresa. Afinal, você pode gostar de postar fotos bonitinhas da família ou de bichinhos no Instagram. Mas se esse “conteúdo” não atinge, atrai e conquista o seu público de nada irá adiantar, não é mesmo?

Dessa forma, com a criação de uma persona que possui dados reais, poderá guiar e facilitar o direcionamento do conteúdo e inclusive, a forma como a marca deverá interagir na mídia selecionada, para cativar e converter mais clientes.

Entendendo a necessidade e principalmente, conseguindo entender perfeitamente quem são as personas da sua empresa, é possível direcionar exatamente a comunicação da empresa, para quem precisa das soluções ofertadas pela sua marca, o que irá influenciar diretamente no faturamento da empresa. Não é a toa que há pouco tempo, a persona era conhecida na verdade, como buyer persona ou seja, a pessoa compradora, conseguindo apresentar exatamente o perfil de pessoa que irá comprar com a sua marca, como falamos anteriormente.

A partir do momento em que conseguir identificar as personas ideias para sua marca, a comunicação será mais facilitada e direcionada para quem irá realmente comprar seus produtos ou serviços, por tanto, não se esqueça de realizar uma pesquisa aprofundada para conseguir desenhar personas que serão perfeitas, para a sua estratégia.

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