5 dicas infalíveis para dobrar as vendas em sua loja

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Como aumentar as vendas em loja física é uma das principais pesquisas do Google, e para auxiliar os donos de loja e empreendedores, hoje vamos apresentar 8 dicas infalíveis para conseguir aumentar as vendas em sua loja.

Vender é o objetivo de qualquer loja e qualquer empresa. E quando as vendas não são muito animadoras é preciso repensar quais são as estratégias que estão sendo utilizadas ou ainda, iniciar o planejamento de algumas, caso não tenha nenhuma estratégia para a sua empresa.

Confira algumas dicas que separamos e que podem fazer a diferença para sua loja.

1. Mostre qual o seu valor

Sabemos que o objetivo da loja é vender, certo? Até aí tudo bem, mas existe algo que muitos empreendedores não sabem e isso, porque ainda ninguém te contou a verdade.

Os clientes ou seu público alvo, não precisam saber disso. Estudos em marketing digital e no comportamento do cliente já demonstraram que quanto mais o vendedor “empurra” o produto para um cliente, menos interesse ele terá e mais pressionado o cliente pode se sentir fazendo-o desistir da compra.

Evite parecer o vendedor desesperado para realizar uma venda, isso pode se aplicar tanto para as vendas físicas como online. Nunca pressione o seu cliente.

Por tanto em qualquer venda e ainda, antes mesmo, durante a comunicação da sua empresa, seja em qual plataforma for, é preciso não simplesmente apresentar o seu produto, mas sim, qual o valor dele ou ainda, o valor da sua marca. Fazendo com que o cliente se encante aos poucos pelo produto até que decida em realizar a venda.

Vamos pensar em um comercial de automóveis. A empresa não está vendendo simplesmente um veículo ou ainda, uma opção para se locomover pela cidade. Mas o que ela oferece é na verdade é a liberdade, a conexão, a realização de um sonho, e é isso que a sua empresa também precisa ofertar.

Pense no seu cliente, o que ele busca para a sua vida? Não é apenas um produto seja um item para o celular ou uma roupa, ele busca além disso. Busca a facilidade ou um status de utilizar um determinado item e é isso, que você precisa entender e entregar para seu cliente.

2. Cuide do seu cliente

Lembra quando falamos que o cliente não precisa saber que você quer vender? A venda é algo que deve acontecer de forma natural e ainda, um processo em que o cliente precisa ser aos poucos conquistado.

É o que os especialistas chamam de jornada de compra ou do consumidor. É um caminho que ele precisa seguir e que pode ser diferente para cada pessoa e principalmente, para cada tipo de loja dependendo do produto que é ofertado em seu estabelecimento.

Em uma loja de roupas a jornada do cliente pode ser mais curta do que em uma loja de celular e eletrônicos, por exemplo, mas ainda assim é necessário que seja entendido e acompanhado essa jornada, desde atração à conversão e ainda, o pós-venda.

Geralmente em lojas de pequeno porte o cliente pode se sentir melhor, pois é lembrado pelo nome, tratado de uma forma mais pessoal, devido a vários fatores que podem interferir na experiência de compra desse cliente.

Mas ainda assim, é preciso entender esse processo de conquista não simplesmente de uma pessoa, mas do seu interesse e principalmente conquista da sua confiança.  

Seu atendimento precisa ser diferenciado, se destacar e ainda, promover uma experiência para seu cliente.

3. Crie a sua presença digital

Se “quem não é visto, não é lembrado”, atualmente podemos dizer que “quem não posta, não vende” simples assim.

E pensando ainda no momento de pandemia que estamos vivendo, é necessário que a comunicação digital seja utilizada a favor da empresa, para conseguir chamar a atenção dos clientes e realizar a venda.

Utilize as melhores ferramentas que forem possíveis, de acordo com a necessidade da sua empresa e o público que deseja atingir.

Claro que Facebook e Instagram, não precisamos nem nos deter muito tempo pois é quase que o básico. No entanto, dentro de cada uma dessas plataformas existem outras ferramentas que podem ser utilizadas como, por exemplo, o marketplace que irá auxiliar nas vendas e ainda outras com recursos de vendas e inclusive no WhatsaApp, para apresentação de catálogos de fotos, que podem favorecer as vendas.

O mais indicado é realizar um breve estudo sobre o seu público para conhecê-lo mais a fundo e assim, saber quais são as suas necessidades e principalmente, qual a plataforma mais utilizada pelo público para investir e realizar a comunicação eficaz em uma plataforma.

Além de pensar na plataforma que será utilizada, é importante pensar também no conteúdo das postagens. Lembre-se de utilizar postagens atrativas, com fotos de boa qualidade e que possam despertar a atenção do usuário.

Não apenas sobre o produto, mas sobre dicas de uso, combinações ou mesmo instruções, podem ser perfeitos para auxiliar no gerenciamento das postagens.

4. Seja criativo

A criatividade é algo que deveria ser nato para qualquer empreendedor. É sempre necessário buscar o “diferencial” para iniciar o negócio e em cada dia da vida da empresa.

Da mesma forma, o vendedor também precisa ser criativo, seja para ofertar um produto, para driblar as desculpas do possível cliente e sempre, ser educado e resiliente ou mesmo, para ofertar um produto e completar a compra do cliente.

A criatividade nas vendas vai muito além de saber como criar as melhores promoções. Além disso é preciso ser criativo para conquistar o cliente seja nas mídias sociais, através de vendas pelo site ou me outras plataformas que forem utilizadas.

ideias criativas

5. Conheça o seu público alvo

Sabendo qual é o seu público alvo é possível chegar muito mais do que aos olhos, mas sim, ao coração dessas pessoas e esse é outro ponto importante: evite pensar como um público geral, como se 1.000 pessoas tivessem o mesmo gosto, para escolha de produtos.

Lembre-se da necessidade de conquista e por tanto, o ideal é pensar como uma pessoa individual. Nesses momentos é interessante pensar em modelos de Persona.

A persona é um desenho ou ainda, um recorte do seu público alvo e dessa forma, pode ficar mais fácil de conhecer, entender e saber quais são as principais preferencias do seu público.

Desenhe três ou quatro personas, que podem identificar as principais características e gostos do seu público. Esse exercício de criação de personas, poderá ser utilizado perfeitamente para a estratégia de redes sociais e de uma forma geral, para o marketing digital.

A construção de uma persona, pode auxiliar inclusive a entender o comportamento de compra dos consumidores, fazendo com que você entenda qual a necessidade e os melhores momentos, para indicar um item de compra para o seu cliente.

Além dessas 5 dicas, preparamos um plus para você

Seguindo essas 5 dicas, as vendas em sua loja vão dobrar e pode ter certeza disso. Você verá os resultados diretamente em seu faturamento.

Mas além dessas dicas, separamos algo que pode ajudar de uma forma ainda mais concreta, para conseguir facilmente colocar em prática. Vamos apresentar algumas dicas para utilizar o Instagram como uma excelente ferramenta de vendas.

Dicas, ideias, sugestões e outros é o que mais irá encontrar na internet, quando o assunto é como vender pelo Instagram. Por isso, separamos as melhores sugestões para você aqui.

O Instagram dentre as plataformas sociais é a que possui um apelo mais visual. Por tanto, o primeiro passo é verificar se perfil e as primeiras fotos da sua conta, estão realmente chamativas e ainda, se causam interesse em quem visita o perfil.

O plano de conteúdo visual precisa ser atraente. No primeiro momento que o usuário bater o olho, ele precisa sentir o desejo de ter aquele produto.

Lembre-se que é preciso realizar um plano de conteúdo em que os seguidores possam se sentir envolvidos. Por tanto, procure criar enquetes, utilizar hastags, criar promoções e ter ideias criativas, para mostrar a sua marca e fazer com que os clientes tenham maior interesse e interação com a marca.

Outra sugestão bacana e que pode ser utilizada como uma verdadeira estratégia é seguir as pessoas que possam ter interesse nos produtos que sua empresa vende. Pesquise por cidade, gênero, idade e principalmente, pelas hashtags para encontrar um publico qualificado e que possa realizar compras em sua loja.

Confira abaixo 10 dicas rápidas, para melhorar suas vendas através do Instagram.

Seguindo essas dicas que apresentamos, é possível montar um excelente planejamento para suas redes sociais, conquistar seguidores e ainda, melhorar as suas vendas e aumentar seu faturamento.
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