Melhor do que ter milhares de seguidores na conta do Instagram de sua empresa, é ter um verdadeiro engajamento, conhecendo o seu público e sabendo exatamente o que e quando postar.
O engajamento é a melhor métrica que você pode ter para mensurar os resultados de suas redes sociais. Através da quantidade de pessoas que curte suas fotos, comentam, compartilham e principalmente, os seguidores que entram em contato e que realizam uma compra, é possível entender se a sua estratégia para as redes sociais está trazendo resultado.
Nesse artigo vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o seu engajamento nas redes sociais e assim, aumentar as suas vendas.
Entenda mais sobre o engajamento
Vamos entender um pouco melhor o que é o engajamento e como pode influenciar em sua estratégia, nas mídias digitais.
O engajamento demonstra qualquer ação que um usuário tenha com o seu perfil. Comentários, curtidas, compartilhamentos, seja em qual plataforma for. Essa é uma das melhores formas de entender o seu público e principalmente, saber se estão satisfeitos com o tipo de conteúdo que está produzindo.
Conhecendo e entendendo o engajamento que o seu perfil possui, é possível analisar adequadamente a estratégia que está sendo utilizada e assim, entender se está indo no caminho correto ou ainda, se é necessário aprimorar alguma etapa.
É importante conhecer e entender sobre o engajamento pois, ele pode auxiliar inclusive a avaliar outros índices e plataformas como, por exemplo, qual o tempo que o usuário fica no site da sua empresa.
O engajamento indica ainda a probabilidade desses seguidores realizarem uma determinada compra com a sua marca afinal, quanto maior a afinidade entre o público e o conteúdo gerado ou ainda, a própria marca, maiores são as chances de conquistar esse público e assim, fazer com que ele realize uma compra e futuramente, venha a se tornar um cliente fiel.
As melhores estratégias para as redes sociais
O horário é um dos pontos mais importantes e que deve ser avaliado, de acordo com perfil da sua empresa e claro, do seu público.
De forma geral podemos dizer que o horário das 11h às 14h, às quartas e sextas é o melhor horário para realizar as postagens, especialmente no Instagram.
No entanto, é preciso avaliar de acordo com o seu público e o segmento de atuação da sua empresa.
No Instagram é possível encontrar de uma forma muito simples, qual o melhor horário de acordo com os seus seguidores para realizar as postagens.
Pode parecer algo simples de realizar e que até mesmo, nem deveria fazer tanta diferença em uma estratégia. Se você pensa assim saiba que, diante de uma quantidade infinita de conteúdos que são publicados diariamente e até mesmo a cada hora no Instagram, se a sua postagem não aparecer no momento em que seu seguidor está online, ela pode acabar simplesmente não aparecendo mais e morrendo sem ter o alcance necessário.
Por tanto, atenção ao horário de postagem para que o seu seguidor possa ver e se encantar com a sua publicação.
Caso o melhor horário de publicação, seja inviável para você realizar uma postagem, é possível utilizar ferramentas de programação para as postagens. Dessa forma basta programar na plataforma como Mlabs ou Hootsuite, por exemplo, e no momento agendado a postagem será feita, sem nenhum esforço e sem atrapalhar você em outras atividades.
Tenha um calendário de postagens
Descobriu qual o melhor horário e dia para realizar as postagens? Ótimo, agora o que você precisa é definir um calendário de postagens.
Começamos falando a respeito do Instagram, mas saiba que essas estratégias podem ser utilizadas em qualquer plataforma e inclusive, são dicas básicas para que consiga aumentar o engajamento da sua empresa nessas plataformas.
Se faz necessário conhecer e entender os melhores horários de publicação, de cada plataforma afinal, nem sempre o melhor horário no Instagram será o mesmo que no Facebook, por exemplo. Cada plataforma deve ser analisada de forma única.
O Horário em que as postagens serão realizadas pode inclusive, influenciar no tipo de conteúdo que poderá ser postado.
Se um dos melhores horários é segunda-feira às 09h30, por exemplo, um conteúdo motivacional para iniciar bem a semana pode ser uma excelente opção.
Ou ainda, no caso de um restaurante que possui um bom engajamento na sexta-feira às 14h, uma sugestão seria postar o cardápio ou um convite para o happy hour do dia, por exemplo.
É sempre importante lembrar que o conteúdo deve estar adequado com a empresa, persona, mas também, com o horário e momento da publicação.
Já pensou ver um post de um churrasco, logo às 08h da manhã? Pode não ser muito interessante, não é mesmo? Por isso, faz todo o sentido analisar os melhores horários e quais deverão ser as postagens de acordo com a data e horário de publicação.
Ao longo desse artigo já trouxemos algumas dicas que pode ter certeza, se bem aplicadas corretamente irão fazer a diferença em sua estratégia, proporcionando os melhores resultados.
Mas para fixar todo esse conhecimento e ainda, trazermos mais alguns insights, separamos nesses tópicos o que você pode fazer ou melhorar, para conseguir aprimorar o engajamento do seu público
Conheça o seu público-alvo;
Não adianta nada preparar um conteúdo se você nem mesmo sabe, com quem está falando e principalmente, se não conhece quais são os desejos, anseios e necessidades dessa persona.
Você possivelmente falará aos ventos, sendo mais difícil gerar uma verdadeira conexão, entre o seu conteúdo e o público que está seguindo a sua marca.
Por tanto, conhecer o seu público-alvo é extremamente necessário. Para isso, separe um tempo, faça pesquisas, veja quem está seguindo a sua marca, saiba que atrás de um número de seguidores existem pessoas, histórias e desejos que você precisa conhecer.
Dessa forma você saberá que tipo de conteúdo produzir e assim, irá conquistar mais facilmente seus seguidores, transformando em clientes fiéis e ainda, que ajudam a divulgar a sua marca.
- Personalize o conteúdo;
E por falar em que tipo de conteúdo deverá ser produzido, esse é um ponto muito importante e que precisa ser bem avaliado.
É importante que o conteúdo seja personalizado. Não falamos apenas do que será escrito na legenda, mas realmente, do pacote completo.
Nas redes sociais é preciso que o seguidor consiga se ver na legenda da foto, no título, na imagem, até mesmo nos emojis que são utilizados para descrever uma legenda.
Um conteúdo que é personalizado, que pode se tornar “a cara” do seu seguidor e futuro cliente, irá transformar o modo como ele interage, enxergando não apenas uma empresa, mas sim, uma marca com quem ele deseja ter um relacionamento e para partir para a compra, é apenas um passo.
Um conteúdo personalizado também pode surgir através de conversas e esse é um dos tipos de conteúdo mais legais e indicados de produzir.
A rede social é uma plataforma para trocar ideias, informações, inspirações e portanto, se o cliente conversa com os amigos, troca mensagens e fotos no Instagram, você precisa de uma fora sutil realizado o mesmo para assim, gerar uma conversa que seja próxima ao que o usuário tem, melhorando o relacionamento com a marca.
- Inovação é o caminho;
Se seguir o tópico anterior, pode ter certeza que o seu conteúdo será muito melhor e possivelmente, irá conseguir melhorar a interação dos seguidores com a sua marca.
Além de personalizar o conteúdo de forma que seja bem produzido e retrate um pouco, sobre a sua persona, é importante também inovar.
Seja nas fotos, tom de voz, produtos que deseja mostrar, enfim, redes sociais estão em constante mudança o que acaba impactando diretamente na forma como os usuários se relacionam e consomem o conteúdo disponibilizado nas plataformas.
Por tanto, não se esqueça, inovação também pode ser um caminho para melhorar o seu engajamento.
- Faça parte ou crie uma comunidade;
Nubank, Uber, Liv Up, essas são algumas das empresas que além de oferecer um serviço diferenciado conseguiram na verdade, criar uma comunidade, o que gerou mais engajamento, confiança e lealdade por parte dos clientes.
Por mais que atualmente existam muitas dessas comunidades ainda assim é possível, criar uma comunidade de acordo com o seu segmento de atuação e o produto ou serviço que deseja ofertar.
Outra possibilidade é adentar em uma comunidade, levando em conta os mesmos critérios e pensando sempre no seu público.
Pessoas que desejam transformar o mundo com pequenas mudanças, uma comunidade sustentável, basicamente é a união de um grupo de pessoas com um ponto em comum, como um estilo de vida, por exemplo, que quando estão unidas conseguem transformar o ambiente em que vivem. É assim que deve enxergar a sua empresa, para conseguir transformar um hábito e conquistar mais e mais clientes.
- Avalie o desempenho das suas publicações.
O engajamento que basicamente é o desempenho de uma publicação precisa ser avaliado de forma recorrente, não adianta jogar o conteúdo no feed e nunca mais olhar para ele.
De tempos em tempos é necessário verificar quais foram as melhores postagens, como o mesmo assunto pode ser tratado de uma forma diferenciada e claro, inovadora.
Essa avaliação irá trazer informações importantes para a sua estratégia e assim, poderá entender se está no caminho correto ou ainda, o que pode ser feito de melhor e de diferente.
Se precisar de auxílio ou orientação em uma dessas etapas ou mais, a equipe VK Web ficará feliz em poder ajudar e melhorar o engajamento e a qualidade da sua estratégia para as redes sociais.